sexta-feira

Rio subterrâneo gigantesco é descoberto sob o rio Amazonas


Clique na imagem para ampliar

Trabalho desenvolvido pela pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Elizabeth Tavares, aponta fortes indícios da existência de um rio subterrâneo sob o Rio Amazonas.

Segundo o trabalho divulgado pelo Observatório Nacional, ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, o rio que nasce no Acre e segue a mesma trajetória do Rio Amazonas até o Atlântico – denominado Hamza pela autora do trabalho – teria dimensões menores que o Amazonas, algo equivalente à vazão média do rio São Francisco e desemboca em áreas profundas do Oceano Atlântico.

Ele está localizado a uma profundidade de 4 mil metros abaixo do Rio Amazonas e o volume de água que lança no mar, talvez ajude a explicar os grandes bolsões de ‘água doce' encontrados no mar em áreas adjacentes à Foz do Rio Amazonas.

A sua existência comprova teorias segundo a qual o volume de água na superfície do planeta equivaleria a uma ponta de iceberg, tamanho o volume existente em camadas mais profundas do interior da terra, o que, em certo sentido alivia as previsões catastróficas sobre o esgotamento das reservas de água disponíveis para o consumo humano.

Esgotamento que só existe ou ameça em função da atitude predatória que homem sempre teve em relação aos rios e mananciais, bem como com as águas de todo tipo e origem, como a própria água do mar.

Fonte: amazonia.org

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.


Share/Save/Bookmark

2 comentários:

  1. boa perspectiva a assertiva mas necessita provas concretas da existencia desse sub rio amazonas;os especialistas em geologia e mapeamento ou outros métodos qqs de comprovação
    de leitos subterrãneos ou até mesmo os prospectores de petróleo deveriam contribuir para , sem entretanto poluir esses mananciais e tantos outros como vem fazendo.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    As observações iniciais foram feitas exatamente a partir da antigos poços ou perfurações em prospecção de petróleo na região.

    ResponderExcluir